Este blog foi criado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, 3º "E" e será destinado ao projeto de IC (Integrando a Ciência). Vamos abordar sobre crianças abandonadas pelos pais e aquelas que têm pais e mesmo assim são maltratadas. Mais informações, serão dadas no decorrer das pesquisas durante o ano. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.

sábado, 25 de agosto de 2012

12ª Atividade prática- 2ª Atividade pedagógica com as crianças



No dia 25 de agosto de 2012, o grupo realizou a 2ª Atividade pedagógica com as crianças da Casa de Ismael, passamos à tarde com as crianças e levamos doações de roupas.
O grupo começou as atividades com as crianças de 0 a 18 anos das 14h30min. Tendo termino às 17h30min.
A primeira atividade realizada com as crianças da instituição foi à pintura de alguns desenhos em papel reciclável que foram levados pelo grupo, durante a pintura foi utilizado giz de cera, lápis de cor e tinta guache.
Tal atividade foi feita com o objetivo de fazer com que as crianças se expressassem melhor, através da pintura teria uma forma de comunicação inconsciente e também séria uma maneira de ter uma aproximação mais profunda entre os componentes do grupo e as crianças, assim ficando mais viável ao grupo nas observações, fazendo se a conclusão do acompanhamento psicológico que ficamos dispostos a realizar.
Após a pintura as crianças fizeram uma fila indiana para pintarem o rosto com as integrantes Gabriela Martins e Tamires, as crianças escolhiam os desenhos e as integrantes do grupo realizavam seus pedidos.
Ao termino da pintura organizamos as crianças para conduzi las ao refeitório para servirmos o lanche que foi oferecido pelo grupo cachorro quente, suco de goiaba, laranja, manga, maracujá e pipoca.
Depois do lanche as crianças pediram ao grupo que os levassem a quadra para jogarem bola, então organizamos o refeitório com a ajuda das crianças para sermos mais rápidos e nos dirigimos à quadra de esportes da instituição que ficava do outro lado da mesma.
Ao chegarmos à quadra as crianças estavam muito eufóricas e entusiasmadas para começarem a brincar.
O grupo encontrou um pouco de dificuldade para controla las, mas depois de muito esforço conseguimos obter a organização desejada.
Fizemos o futebol misto entre os meninos e meninas da instituição e os integrantes do grupo visando à inclusão entre elas, assim melhorando convivência das crianças da instituição e nelas na sociedade, mas principalmente transmitir a eles a importância do respeito, dos direitos que todos podem brincar juntos e também o dever de respeitar ao próximo.
Enquanto as crianças maiores jogavam futebol os menores faziam pinturas com tinta no verso dos papéis recicláveis que sobraram da pintura anterior, aproveitando que as mãos estavam sujas de tintas começaram a brincar e perseguir os integrantes do grupo com o intuito de suja los.
Após recolhemos os materiais que foram utilizados nas atividades e lavarmos as mãos das crianças retornamos para frente do refeitório, conversamos um pouco com as crianças, entregamos as lembrancinhas que consistia em saquinhos com balinhas e pirulitos e nos despedimos.
Como já era esperado o momento da despedida foi o pior momento, porém o mais emocionante, pois as crianças se apegam muito rápido e como já tínhamos ido outra vez elas estavam mais familiarizadas com o grupo.
No entanto foi uma experiência inesquecível para todos os componentes do grupo e as crianças da instituição, pois havia muito tempo que não recebiam visitas e já esperavam pelo grupo desde a última visita realizado.

Outro objetivo do grupo era incentivar a população que colabore com as instituições sócias, fazendo doações, mantendo se informadas sobre o andamento da mesma e principalmente se preocupando com as crianças que lá vivem, pois um gesto simples pode mudar a vida de uma criança.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário