Este blog foi criado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, 3º "E" e será destinado ao projeto de IC (Integrando a Ciência). Vamos abordar sobre crianças abandonadas pelos pais e aquelas que têm pais e mesmo assim são maltratadas. Mais informações, serão dadas no decorrer das pesquisas durante o ano. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Sorriso de uma Criança

bebê sorrindo


De todas as grandezas deste mundo;
Dentre todas as belezas que nos encanta;
Não há nada mais puro e tão belo!
Que o simples sorriso de uma criança!
Um sorriso espontâneo e inocente;
Que conquista o coração de tanta gente;
Desarmando qualquer valente!
Um sorriso doce e encantador!
Conduzindo tanta luz e tanto amor!
Onde só quem ama sabe dar valor!
Quanta lealdade neste sorriso!
Que nos leva a um imenso paraíso!
Transmitindo para todo o mundo;
Um sentimento doce e profundo!
Se existe um sentimento de confiança;
Está explícito no sorriso de uma criança!
Pois somente uma criança é capaz;
De trazer em um sorriso tanta paz!
Este sorriso é um presente!
Neste mundo tão impuro;
Onde tudo é obscuro;
Não devemos consentir;
Que o sorriso do presente;
Torne-se as lágrimas do futuro!
Em um mundo de destruição;
Onde os seres vivem sem compaixão;
Tomados por tanta ambição;
Ainda há uma única esperança;
Acreditar no sorriso de uma criança!

Pena prevista para crime de abandono

A pena prevista para o crime de abandono material é de um até quatro anos de detenção, além da multa, de uma a dez vezes o valor do salário mínimo. O parágrafo único do artigo supracitado preceitua que incide nas mesmas penalidades “quem, sendo solvente, frustra ou ilide, de qualquer modo, inclusive por abandono injustificado de emprego ou função, o pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada”.
A outra forma de se cobrar os alimentos é por meio da execução por quantia certa contra devedor solvente, nessa hipótese o alimentante será citado para pagar a dívida no prazo de 24 horas ou nomear bens à penhora, sob pena de serem penhorados tantos quantos bastem para o cumprimento da obrigação. Recaindo a penhora em dinheiro, o credor poderá levantar mensalmente o valor da prestação.
Conforme dispõe a Lei 5478/68 em seu artigo 24, o alimentante poderá cumprir a sua obrigação, independentemente da cobrança judicial do alimentado, propondo a Ação de Oferecimento de Alimentos.
O devedor que oferece os alimentos demonstra boa fé, dignidade e preocupação com a subsistência do alimentado, tal procedimento apesar de previsto em nosso ordenamento jurídico há muito tempo, ainda é uma raridade nas questões alimentares, visto que é pouco utilizado.

crianca-e-adolescente-direitos.gif

Justiça incentiva adoção legal de crianças como antídoto ao abandono



De um ano para cá, seis casais deixaram a fila da adoção, em Campo Grande, e realizaram o desejo de ser pais graças a um projeto que, ao mesmo tempo, dá oportunidade a mulheres que não querem ou não podem criar os filhos de entregá-los para adoção legal. A iniciativa é da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande e, fazer uma espécie de encontro de interesses, combate a cena sempre chocante de mães abandonando crianças e diminui a fila da adoção, além de combater as adoções ilegais.
Na próxima segunda-feira, a iniciativa vai ganhar status de projeto, o Dar a Luz, que será lançado durante solenidade no Tribunal de Justiça.
A assistente social Vanessa Vieira, que faz parte da equipe responsável, contou ao Campo Grande News  que o trabalho já em andamento assegurar às mães a opção de dar o filho em adoção seguindo os trâmites legais . “Também procuramos atender essa mãe, acionando a rede de atendimento, para que ela possa ter a oportunidade de ficar com a criança”.
Conforme a asssistente social, no último ano, 8 mulheres foram atendidas e dessas, 2 decidiram ficar com os filhos, além das 6 que deram a criança para a adoção.
O projeto que será lançando na segunda-feira prevê que a gestante seja atendida em espaço separado na Vara de Infância e Juventude, passe por consulta com a psicólogoa e assistente social e receba a orientação sobre como conduzir com responsabilidade a gestação, as implicações de sua decisão. Um outro aspecto importante é a orientação sobre como agir como agir diante de eventuais assédios para entregar de forma ilegal a criança.
O projeto foi idealizado pela juíza titular da Vara de Infância e Juventude, Katy Braun do Prado, e por Vanessa Vieira e pela psicóloga Sandra Regina Monteiro Salles.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

2ª Atividade prática 1ª visita a Casa de Ismael


No dia 02 de abril de 2012 o grupo fez a 1ª Visita a Casa de Ismael, pra saber como funcionava o Lar, como era o dia-a-dia das crianças.
A instituição possui 8 casas lares, com mães sociais em cada uma, cada mãe podendo ter até 8 filhos cada uma. Essas mães são contratadas pela instituição.
A instituição tem um projeto sócio educativo, creche integral com crianças de 2 a 5 anos.














terça-feira, 10 de julho de 2012

Agradecimento!

O grupo “Sorriso de Criança” agradece a todos que contribuíram com as doações de roupas, brinquedos, livros ou 1 kg de alimento.As doações foram entregues no dia 30 de junho de 2012 no Lar de Ismael.O grupo ficou muito feliz e realizado pela ajuda que nos foi dada e conseguimos alcançar o objetivo de levar o Sorriso as crianças abandonadas.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

8° Atividade prática '' Visita à Casa de Ismael ''



         Neste sábado dia 30/06/2012 nós os alunos do 3º E tiramos o dia para visitar o Lar de Crianças ''Casa de Ismael''.
         Levamos brincadeiras para desenvolver com elas como: pintura de rosto, futebol, desenho para colorir a lápis e a tinta.
         A cada brincadeira pratica desenvolvida com a criançada toda a  nossa equipe de estudantes ficavam emocionados com todo o carinho que aquelas crianças nos dedicava, crianças lindas e carentes que nos chamavam de tia e até mesmo de pai e mãe, a cada minuto passado naquela instituição nossa equipe de estudantes se envolvia mas e mas com eles, e por algumas horas cada um de nós nos tornamos pais, a cada beijo e abraço daqueles pequeninos agente agarrava com mas força ainda a ideia de devulgar esse projeto e achar uma solução para ajudar aquelas crianças, e todas as crianças abandonadas, órfãs e que sofrem qualquer tipo de maus tratos.
        No finzinho lanchamos com eles, um lanche preparado pelo nosso grupo de alunos e logo depois entregamos para cada criança uma lembrancinha preparada por nós.

                                                Uma experiencia linda e emocionante.