Este blog foi criado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, 3º "E" e será destinado ao projeto de IC (Integrando a Ciência). Vamos abordar sobre crianças abandonadas pelos pais e aquelas que têm pais e mesmo assim são maltratadas. Mais informações, serão dadas no decorrer das pesquisas durante o ano. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por que o principio de Justiça social e econômica se encaixa no projeto “Sorriso de Criança”?



·         Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

    A causa da pobreza, das mazelas sociais vem com certeza da desigualdade social. E por que as famílias não têm mais uma formação como antes, vindos da união de pessoas conscientes e responsáveis?
   Mas sim de pessoas despreparadas socialmente e emocionalmente, em sua maioria sem nenhuma perspectiva de uma vida melhor, pessoas se entregando a marginalidade ou o desemprego, sem conseguir gerar renda suficiente para sobreviver dignamente assim, acarretando o que vemos todos os dias ao sairmos de casa, na televisão ou em jornais crianças, adolescentes, adultos nas ruas marginalizados pela sociedade, pela total falta de amparo de suas famílias, gerando um circulo vicioso de pobreza e sofrimento as crianças vindas dessa sub-sociedade.

·         Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

   É de grande importância ter apoio mais que o governamental, pois, são grandes as necessidades, são muitos os problemas é realmente importante conseguir mobilizar todos em favor do desenvolvimento humano, amparando e dando oportunidade a pessoas sem perspectiva, de uma melhora de vida, de se alto sustentarem podem assim amparar as suas famílias e cuidando de suas crianças.

·         Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisito para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal a educação, assistência de saúde e as oportunidades econômicas.

   A igualdade, o acesso a educação e saúde são quesitos fundamentais para qualquer sociedade, para um país crescer, se desenvolver e se tornar competitivo no mercado mundial é de suma importância cuidar do seu bem maior, seu povo: cuidar de suas crianças dando condição de igualdade para termos melhores  profissionais em todas as áreas, atendermos melhor a população, sempre gerando oportunidades melhores e fortalecendo nossa sociedade.
   Como crianças abandonadas pelos pais, pela sociedade podem mesmo sem um amparo conseguirem se tornar adultos preparados, equilibrados emocionalmente e ate fisicamente porem, como querer que eles se enquadrem em uma sociedade que não lhes deu as mínimas condições de se tornarem pessoas com condições de qualidade até mesmo de acessibilidade se nunca foi lhes dado condições para tal.



·         Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e as minorias.

   Defender e assegurar esses direitos a todos deveria ser prioridade de todos os governos.
Pois, se partissem desse principio garantiriam a todos a dignidade, principalmente aos órfãos, negros, pobres e índios. Eles precisam de assistência e todo o amparo que puderem ter, abrindo-lhes os caminhos, mas não só isso, porém também incentivando esses a procurar uma melhora para suas vidas, assim assegurando as futuras gerações uma independência, fortalecendo suas origens e sua dignidade.
   Para que isso ocorra é necessário ter como base um “amparo familiar”.
Fica aqui registrado que a justiça social e econômica é muito importante para que possam ser assegurados os direitos de todos principalmente das crianças abandonadas, elas mais que qualquer outro cidadão precisa desses amparos.

               Texto escrito pela equipe de alunos 3ºE


Nenhum comentário:

Postar um comentário