Este blog foi criado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, 3º "E" e será destinado ao projeto de IC (Integrando a Ciência). Vamos abordar sobre crianças abandonadas pelos pais e aquelas que têm pais e mesmo assim são maltratadas. Mais informações, serão dadas no decorrer das pesquisas durante o ano. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais de 80 Crianças desaparecem no Brasil


Na Semana Nacional de Mobilização para a Busca de Crianças Desaparecidas, o programa da Record Hoje em Dia mostra o drama de mães que perderam seus filhos.

Elas reclamam da falta de apoio e ajuda. É uma busca solitária e desesperada. Muitas mães se unem para procurar seus filhos.





sexta-feira, 16 de março de 2012


O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outros adultos próximos à criança (parentes e professores, por exemplo). 
Os motivos do abuso infantil são vários, entre elas, destacam-se a própria ignorância do que é abuso infantil - neste sentido veja-se quão nóvel é a temática no nosso Brasil da síndrome da alienação parental, e, é claro, os resultantes de transtornos vários da mente humana, além de vícios, como o alcoolismo e o uso de drogas ilegais. Muitas vezes, os pais/cuidadores da criança são pobres e/ou possuem pouca educação, e podem tentar impedir o acesso da criança aos serviços médicos necessários, evitando a descoberta do abuso por parte dos médicos.
Ainda há os diferentes manifestações de violência doméstica contra crianças e adolescentes, que são elas:

  • Violência Doméstica Física: corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança ou adolescente por parte de seus pais ou quem exercer tal papel no âmbito familiar.
  • Violência Doméstica Psicológica ou Tortura Psicológica: ocorre quando o adulto constantemente deprecia a criança, bloqueia seus esforços de auto-aceitação, causando-lhe grande sofrimento mental. Pode se manifestar como:
    • Isolamento emocional
    • Dificuldades de fala ou linguagem
    • Ausência de contato olho-a-olho
    • Medo da vítima em relação ao agressor(es)
  • Violência Sexual: configura-se a violência sexual doméstica como todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança ou adolescente, ou utilizá-la para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa.
  • Negligência: configura-se quando os pais (ou responsáveis) falham em termos de alimentar, de vestir adequadamente seus filhos, de prover educação e supervisão adequadas, e quando tal falha não é o resultado das condições de vida além do seu controle.
  • Violência Doméstica Fatal: a violência fatal é aquela praticada em família contra filhos ou filhas, crianças e/ou adolescentes, cuja conseqüência acaba sendo a morte destes.
  • Super-proteção: No caso de super-proteção familiar, os pais/cuidadores da criança muitas vezes são bem educados; o abuso neste caso é a super-proteção dado à criança, que a isola da sociedade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_infantil

quarta-feira, 14 de março de 2012

EXPLORAÇÃO INFANTIL - MÁFIA DA PROSTITUIÇÃO

Uma realidade que não pode ser ignorada! 
A exploração de crianças e adolescentes para a prostituição é um assunto complexo e de difícil enfrentamento. De um lado, as vítimas têm medo de denunciar os crimes, e de outro, as pessoas que convivem com os casos de abuso acabam mantendo o silêncio para não violar tabus sociais como o incesto. Entretanto a dificuldade em detectar e punir a violência contra a criança não deve desanimar os responsáveis pela proteção das crianças e deve encorajar cada um de nós, cidadãos a sermos posicionados contra este mal. 

Veja dados nacionais que comprovam a seriedade do assunto e seja encorajado ainda mais a ser um conosco no combate a este mal:

No Brasil, 165 crianças ou adolescentes sofrem abuso por dia ou seja, 7 crianças são abusadas a cada hora.

Segundo fontes da Polícia Federal, o Brasil ocupa o 1° lugar do mundo no ranking da venda de imagens pela internet de abuso de crianças.

76% dos Sites Pedófilos em todo o mundo estão conectados no Brasil. Cerca de 1.000 novos sites desse tipo são criados a cada mês no país.


Goiás lidera uma triste estatística: é o estado brasileiro que mais fornece mulheres para prostituição; segundo levantamentos feitos na Espanha, de 4.500 prostitutas que vivem lá, 3.000 são goianas.


Segundo Unicef em dados de 2010, cerca de 250 mil crianças estão se prostituindo no Brasil.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os órfãos do Sudão
Fato recente
A guerra que matou mais de milhões de sudaneses, e que na região de Dafur ainda continua fazendo vítimas, trouxe na sua esteira uma consequência nefasta: Milhões de órfãos.
(...) Cálculos mais modestos indicam que já são 30% o número de crianças órfãs.