Este blog foi criado pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, 3º "E" e será destinado ao projeto de IC (Integrando a Ciência). Vamos abordar sobre crianças abandonadas pelos pais e aquelas que têm pais e mesmo assim são maltratadas. Mais informações, serão dadas no decorrer das pesquisas durante o ano. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.

sábado, 1 de dezembro de 2012


O número de crianças abandonadas aumentou assustadoramente nos últimos tempos, e com muitas crianças sem serem adotadas na fila de espera das casas de abrigo, culminaram para que esses numero só crescessem. Aqui no Brasil é uma burocracia enorme para se conseguir adotar uma criança, algumas pessoas chegam a passar ate mais de sete anos na fila de espera, e isso faz com que as crianças que antes eram novinhas agora já sejam mais “velhas” não sendo mais a preferencia escolhida pelos pais, que optam por bebes. Muitas dessas crianças ficam adultas nos abrigos sem nunca serem adotas. É uma realidade que tem que ser mudada, para assim evitar que tantas crianças cresçam longe de um lar de verdade! 
(Grupo "Sorriso de Criança")

Crianças abandonadas à própria sorte!


É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Artigo 227 da Constituição)



Fonte: http://aredacao.com.br/noticia.php?noticias=4769

Fazer uma criança sorrir traz tantos benefícios que nem podemos imaginar, não só a ela própria ou a sua família, mas também a sociedade que ela faz parte!



(grupo “Sorriso de Criança”)



Encerramento do projeto!










 E é com muita alegria e uma dorzinha no coração que encerramos o nosso projeto com a sensação de dever cumprido!  Foram imensas as alegrias que tivemos ao decorrer do ano e do nosso projeto. Que foi bem melhor do que imaginamos. Apesar de ter sido um assunto muito delicado, foi desenvolvido com muita competência, que nos fez refletir e voltar nossos olhos para outra realidade com o qual o Brasil vem sofrendo ás caladas!  Saber que muitas das nossas crianças o futuro do nossa nação vem sendo maltratada, abandonadas, muitas até vivendo na era da escravidão, nos deixou muito triste.
Tivemos o dever de conscientizar a sociedade, sobre esses problemas, mas também indicar soluções. Uma delas foram às casas de abrigos, onde essas crianças são cuidadas e recebem um novo lar e uma espécie de nova família, onde ficam até conseguirem ser adotadas.  Acompanhamos um desses abrigos durante todo o nosso projeto, onde pudemos vivenciar um pouco da realidade dessas crianças que em simples gestos de isolamento nos mostraram que levaram essas marcas do abandono por toda vida.
Nosso projeto escolar se encerra por aqui, mas continuará sendo levado a diante no coração de cada um dos componentes, que agora com novas atitudes olharam, com um olhar diferente para essas crianças; espécie de pequenos guerreiros, que apesar de todos esses transtornos poderão se tornar adultos de bem!

Doação do matérias utilizados no amostra de ciências.

Os matérias que foram utilizados pelo grupo na amostra de ciências do dia 14 de novembro de 2012 foram doados para a Casa de Ismael onde o grupo fez um acompanhamento psicologico com as crianças da instituição no decorrer no ano.
Foram doados os TNT's, os desenhos feitos pelas crianças, os cartões que foram feitos durante as apresentações das palestra do grupo e os enfeites feitos com papel no dia da amostra! 



Obs. A componente do grupo Elisandra Martins e a funcionária da Instituição.